Emigrantes e o desejo de voltar à terra natal...

Se um emigrante me dissesse directamente que um dia queria vir investir no país natal, chamá-lo-ia de burro, estúpido e desperdiçador de dinheiro.

Se eles soubessem o quanto o Sócrates anseia pelo dinheiro deles sem lhes dar nada em troca, jamais pensariam sequer em voltar a pisar solo nacional enquanto este governo estivesse com maioria absoluta (mas também se não for este governo é outro).

Também noto nas minhas viagens que os emigrantes só dizem que têm saudades da terrinha quando estão no estrangeiro ou quando cá estão com o tempo limitado. Mais para o fim da estadia no nosso cantinho, começam a ficar fartos do nosso "modus operandi" e cada vez mais desiludidos com o nosso canto e com o que temos para lhes "oferecer".

Por isso eu digo... se não gostam "get the hell out of here for good"!!! Em inglês para ver se percebem melhor. Ou estão de coração ou por interesse também não são benvindos.

Digam lá se eu não tenho razão com este ponto de vista.

Comentários

Teresa Coutinho disse…
O país está cheio de emigrantes dos quatro cantos do mundo. Vemos emigrantes por todo o lado e até sabemos conviver com eles. O problema começa quando eles não sabem conviver conosco, aí o problema aumenta.

O país pode ter os defeitos todos do mundo, são muitos na realidade, mas na verdade acolheu aqueles que querem cá viver. Só esse por esse facto, cada emigrante deve estar agradecido e guardar as lamurias e críticas para si, porque não lhes cabe esse papel.
Teresa Coutinho disse…
Errata: Imigrantes em vez de emigrantes.
Imigrantes, aqueles que vêm de fora.
Emigrantes, aqueles que vão para fora.