Ser fotógrafo circunstancial...

Gostava de ser fotógrafo... mas não qualquer fotógrafo. Gostava de ser um fotógrafo circunstancial e que estivesse no momento certo na hora certa, mesmo que não possuísse grande equipamento, conseguisse capturar o momento certo da pessoa certa ou do evento certo. No entanto quando olho para a quantidade de gente que fazem da fotografia a sua profissão ou para a quantidade de gente que, apesar de amadora, adorava tê-la, sinto-me desencorajado.

Um mar de gente considera a fotografia como um "hobby". Tornou-se algo ridiculamente comum e destacarmo-nos da multidão para nos tornarmos uma referência é hoje uma tarefa dantesca e quase impossível de executar. Havendo um meio de o conseguir, teria obrigatoriamente de passar pela diferenciação e pela qualidade, mas encontrar um meio ou um propósito para ser diferente num "mar" onde todos procuram ser diferentes e, claro, com todo o material que existe actualmente, cheios de qualidade... pelo menos teoricamente.

Mesmo que, hipoteticamente, conseguíssemos ter ou ser de uma qualidade intrinsecamente natural... haveria um "oceano" inteiro de outras pessoas cheias de qualidade intrínseca e vontade de fazer o mesmo que eu. Onde ficaria a tal diferenciação? Em lado nenhum... afinal os fabricantes de máquinas não as fabricam apenas para o profissional da fotografia devidamente certificado e encartado. É a multidão de "fotógrafos" de fim-de-semana ou mesmo circunstanciais, que arruínam tudo e todos, qual praga de gafanhotos passando por um campo de milho: não deixam nada por fazer ou para inspirar.

Até tenho fotos muito bonitas, mas quem as iria querer ver? Quem as iria suportar com tantas fotos que por aí circulam? Quem as iria procurar se estivessem expostas numa galeria? Talvez muita gente ou talvez pouca gente... nunca o irei saber. Infelizmente não sou alguém que tenha nome na área nem sequer mesmo um apelido sonante... sou um "zé-ninguém" em relação ao que à fotografia diz respeito.

Digam-me o que pensam deste pensamento e se valeria a pena mostrar as fotos que possuo numa galeria física, pois aqui na net estou farto de as mostrar e não parecem suscitar muito interesse :(

Comentários