Julgamentos apressados...

A nossa cara Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz tem na ideia criar uma lista geral de pedófilos registados para que seja mais fácil a sua identificação e a monitorização das suas actividades sempre que se deslocam pelo país em trabalho ou em lazer (se isso alguma vez for possível depois da condenação).

Isto traz à minha mente variadas complicações logo assim de imediato e que me preocupam deveras, são o facto de alguém que é acusado injustamente e tem de cumprir pena e vai parar a essa lista... como é acerca da sua reputação quando se descobre o erro? É indemnizado posteriormente? Como se remove essa tal "tatuagem"que muitos querem colocar na testa destas pessoas quando se descobre que não são culpados? E quem paga os tratamentos para reconstruir o intestino grosso de alguém depois de ser violado vezes sem conta na cadeia? E se se suicidar sem ter culpa, só para escapar à vergonha pública, como fica a sua família? E se o pedófilo for alguém muito próximo? Um pai, uma mãe, um irmão... como fazem? Entregam-no assim de bandeja ou matam-no logo ali na vossa frente provocando outra desgraça?

Nunca ninguém pensa nestas coisas que com os inconsequentes dos adolescentes e as suas acusações sem nexo, por vezes provocam uma desgraça maior só por alguma vingança mesquinha contra alguém de quem não gostam. Mas eu penso nestas coisas, nestes pormenores que fazem todo o sentido e são pormenores que fazem viver ou morrer uma pessoa para o resto da sua vida.

Os próprios pedófilos, que são afinal apenas pessoas como todos nós, serão realmente culpados pela genética que carregam? Quais os mecanismos químicos cerebrais que os levam a fazer o que fazem? Será a castração e a vergonha pública o melhor remédio para este tipo de calamidade? Não penso deste modo e nunca poderei cooperar com opiniões tão radicais como estas pois isto pode acontecer a todos nós, só porque algum(a) jovem não "foi com a nossa cara" ou lhe respondemos torto ou mesmo com algum desprezo.

Ser atento e vigilante previne muitos dos problemas associados a este tipo de prática uma vez que diminui a acção de quem sente vontade de prosseguir com o abuso. A presença quase constante de um adulto responsável, assusta bastante quem tem essas ideias... no entanto quem as possui também consegue ver a menor janela de tempo possível (uma distração dos pais ou tutores) para concretizar o seu fetiche. O facto de existir maior vigilância não elimina na sua totalidade o perigo, mas tão somente, diminui a janela de oportunidade de quem aprecia esses actos.

A minha solução seria de outro tipo... fazer os pedófilos enfrentar as suas vítimas e pedir-lhes desculpa formalmente e se isso não fosse suficiente, mantê-los as às ordens dessas pessoas por vários anos até terminarem as suas penas. Matar, violar ou mesmo tornar a vida dessas pessoas num inferno na Terra, não seria suficiente e é algo muito l... ainda assim somos todos humanos e como humanos que somos não podemos descer mais baixo do que o próprio criminoso na aplicação de uma pena, seja ela de que tempo for.

Muitos destes problemas podem acontecer por acidente e ninguém está livre de ser acusado destes crimes hediondos seja de algum(a) jovem da sua família, vizinho(a) ou mesmo estranho(a) que encontramos na rua. Os problemas andam constantemente por aí e só estão à espera de se poderem "colar" a nós ficando piores que uma lapa nas pedras da Caparica em pleno Verão.

Comentem este artigo para podermos criar um bom e são ambiente de discussão sobre esta temática, uma vez que é bastante tabú e praticamente nunca se vê ninguém a discutir estas matérias.

Comentários